eficiência energética

Eficiência energética faz aumentar procura por elevadores inteligentes

A indústria dos elevadores vai sofrer um grande incremento, nos próximos anos…

A indústria dos elevadores vai sofrer um grande incremento, nos próximos anos, particularmente na área da Internet das Coisas (IoT). Com a crescente importância da eficiência energética, os elevadores inteligentes vão ser cada vez mais requisitados.

Esta previsão consta de um relatório da empresa de pesquisa e análise global Transparency Market Research (TMR) que vaticina que, até 2023, o setor dos elevadores vai registar um crescimento de 7,4% nos lucros, passando dos 181 biliões de dólares registados em 2015, para verbas superiores a 330 biliões. Números bem reveladores e que deixam antecipar a tendência crescente de investimento no setor dos elevadores inteligentes.

Os elevadores convencionais continuam, na atualidade, a dominar o mercado com quase 80% da quota, mas nos próximos tempos essa tendência vai mudar. O aumento das preocupações com a eficiência energética e a segurança, a par do crescente desenvolvimento dos elevadores inteligentes e das suas funcionalidades cada vez mais avançadas inspiradas na IoT vão afirmar, definitivamente, os elevadores inteligentes. As soluções tecnologicamente mais avançadas que consigam reforçar ideias de projetos “verdes”, ambientalmente sustentáveis, com um uso mais eficiente dos recursos naturais, são o caminho para o futuro.

Atualmente, as empresas KONE, Otis, ThyssenKrupp, Schindler e Fujitec são as cinco maiores vendedoras mundiais de elevadores, garantindo presença em todo o mundo graças à aposta em desenvolvimentos técnicos contínuos. Em termos de mercados é a Ásia que domina e vai continuar a dominar nos lucros e nas vendas que são já 50% da quota global. Prevista está também uma maior aposta dos fabricantes nas economias emergentes, antecipando os altos níveis de crescimento e desenvolvimento das respetivas indústrias da construção civil.

Translate »