revista elevare

elevador

Elevador do Jardim na Covilhã celebra o 2.º aniversário

Inaugurado a 25 de abril de 2015, o Elevador do Jardim, na Covilhã, é uma obra…

Inaugurado a 25 de abril de 2015, o Elevador do Jardim, na Covilhã, é uma obra de mobilidade urbana que liga a Ponte Pedonal da Carpinteira ao Jardim Público, facilitando o acesso ao centro da cidade. A Liftech foi a empresa responsável pela realização integral da obra, desde a construção civil à instalação dos elevadores.

O projeto de arquitetura esteve a cargo do Atelier Arpas e visou implementar uma solução de mobilidade que permite, em conjunto com a Ponte da Carpinteira, interligar o Bairro dos Penedos Altos ao centro da Covilhã. Este projeto faz parte do plano geral de mobilidade da cidade que inclui ainda um funicular e dois ascensores inclinados. Nesta obra foram instalados dois elevadores Liftech, com capacidade para 12 pessoas, situados em duas torres de betão e vidro, com cursos de 17 e 24 metros, respetivamente. Estes elevadores verticais têm a capacidade de transportar até 600 pessoas por hora, em cada sentido. Os dois equipamentos possuem cabinas panorâmicas, com portas em vidro, que permitem uma vista idílica sobre esta zona da cidade, durante a viagem.

A obra, um verdadeiro desafio pelas suas caraterísticas, teve a duração de um ano. No seu primeiro ano de funcionamento, o Elevador do Jardim contou 110 000 viagens, com cerca de 36 000 passageiros transportados por mês.

www.liftech.pt

Translate »