Desde 2020, que a igus tem vindo a fornecer a Impressão 3D com 2 componentes (2K), o que facilita a combinação de diferentes propriedades dos materiais. Esta é também a ideia por detrás do novo filamento igumid P190 reforçado com fibras, que foi especificamente desenvolvido como material parceiro para o tribofilamento iglidur i190. Graças aos lubrificantes sólidos incorporados no material, o iglidur i190 é caraterizado pela sua elevada resistência ao desgaste e ótima duração de vida. A sua resistência ao desgaste é até 50 vezes melhor do que a dos filamentos de impressão 3D regulares.
O novo igumid P190, reforçado com fibras oferece duas vezes mais resistência e cinco vezes maior rigidez do que o material iglidur. Os componentes 2K são utilizados, por exemplo, em garras, para terem um corpo resistente à dobra e acoplados às superfícies das garras flexíveis para uma melhor aderência.
A elevada resistência do material também assegura um requisito de menos material. O filamento tem uma baixa densidade de 1,25 g/cm³. Consequentemente, o igumid P190 também pode ser utilizado para construções leves. Além disso, o fabrico aditivo demora geralmente apenas algumas horas desde a impressão até às peças individuais funcionais. O baixo peso, a elevada resistência, a rápida disponibilidade e a implementação flexível na impressão, também tornam o igumid P190 interessante para a produção de terminais de fixação especiais para calhas articuladas. As soluções individuais têm a grande vantagem, por exemplo, para que as calhas articuladas possam ser instaladas de uma forma mais compacta em termos de espaço. Além disso, o filamento tem propriedades semelhantes às das calhas articuladas injetadas e, graças à sua resistência, pode também resistir a elevadas cargas de tração e flexão. Devido à sua elevada estabilidade e rigidez, o igumid P190 é também adequado para a produção de componentes estruturais de elevada resistência. Os testes realizados segundo a norma DIN EN ISO 178 no próprio laboratório de testes de 3800 m² da igus, demonstraram que, graças ao seu reforço em fibras, o filamento tem uma elevada resistência à flexão de 237 MPa e um módulo de elasticidade de 11,5 GPa (com impressão plana e linhas de impressão de acordo com a otimização da resistência e direção de enchimento).
igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal