igus lança a sua primeira gama de catálogo de casquilhos deslizantes inteligentes

igus lança a sua primeira gama de catálogo de casquilhos deslizantes inteligentes

A tecnologia integrada no casquilho deslizante inteligente deteta o desgaste e avisa o utilizador antes de ser atingido o limite máximo.

Os componentes resistentes ao desgaste, como os casquilhos deslizantes, têm de suportar cargas extremas em máquinas e equipamentos. Se um destes casquilhos falhar, poderá causar problemas sérios. Por isso, a igus apresentou o primeiro protótipo de um casquilho deslizante inteligente na Feira de Hannover de 2019. O princípio: a tecnologia integrada no casquilho deteta o desgaste e avisa o utilizador antes de ser atingido o limite máximo. A manutenção pode ser planeada antecipadamente e as substituições desnecessárias e falhas imprevistas das máquinas e sistemas podem ser evitadas. Após várias séries de testes no seu laboratório de testes, com 3800 m2, a igus desenvolveu agora a primeira gama standard isense de casquilhos deslizantes iglidur isentos de lubrificação. Estão incluídos o material iglidur A180 segundo as normas FDA, especificamente concebido para a utilização na indústria alimentar, o casquilho iglidur Q2E para aplicações exigentes, utilizado em máquinas de construção e na engenharia agrícola, o material universal iglidur G, o casquilho como elevada duração de vida iglidur J, assim como o iglidur P210, especializado em aplicações oscilantes e rotativas. A igus fornece todos os casquilhos deslizantes inteligentes em 3 dimensões, com um diâmetro interior de 20, 30 e 40 milímetros. No futuro serão disponibilizados mais tamanhos e materiais.

Para ligar os casquilhos deslizantes isense, a gama da igus inclui 4 cabos adequados com um revestimento exterior em PUR resistente a óleos e a ambientes agressivos, em 4 comprimentos standard de 1 a 10 metros. Adicionalmente, o utilizador pode escolher entre dois tipos de conetores. Os dados medidos pelos sensores podem ser integrados pelos operadores das máquinas e equipamentos nos seus sistemas de diversas formas. A igus disponibiliza 3 unidades de leitura para isso: o utilizador pode ler manualmente todos os pontos de desgaste através do plug-in ou instalar no equipamento uma unidade de controlo com um ecrã com um painel vermelho/verde, que fornece informações sobre o estado dos casquilhos deslizantes. Também é possível a ligação ao icom.plus. Neste modo, um módulo de rádio envia os dados dos sensores para o módulo de comunicação via wireless. A partir daí, é possível a integração dos dados na IoT, num sistema de cloud ou na rede do cliente através de uma ligação por cabo.

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Translate »