revista elevare

igus oferece garantia recorde de 4 anos nos cabos elétricos

igus oferece garantia recorde de 4 anos nos cabos elétricos

Se os cabos se partirem, as máquinas e os sistemas ficam parados.

Anteriormente, as empresas não eram capazes de ter certeza quanto tempo um cabo duraria. Há 10 anos atrás, a igus foi a primeira empresa industrial no mundo a introduzir uma garantia de até 36 meses para cabos elétricos com movimento. Mesmo a tempo da feira de automação SPS 2023, a empresa especializada em plásticos especiais, alargou o período de garantia em toda a sua gama de cabos para 4 anos. Isto dá aos clientes ainda mais segurança funcional e de projeto. A garantia, que é única no sector, é possível devido aos milhares de novas aplicações de clientes e a mais de 20 mil milhões de ciclos de teste adicionais no laboratório interno de chainflex, realizados na última década.

Que cabos são suficientemente robustos para garantir um elevado grau de fiabilidade e durabilidade? Esta questão é uma preocupação para as empresas, uma vez que muitos fabricantes de cabos elétricos não fornecem informações vinculativas sobre a duração de vida. “Queremos pôr fim a esta incerteza. Por isso, temos vindo a dar aos clientes uma garantia até 36 meses em toda a nossa gama chainflex há mais de 10 anos, o que é invulgar na indústria,” diz Rainer Rössel, Diretor da Unidade de Negócio de Cabos chainflex na igus. Uma promessa que até já foi certificada pelo instituto americano Underwriters Laboratories (UL). Na última década, adquirimos uma experiência valiosa, e é por isso que agora podemos estender a nossa promessa de garantia para 4 anos completos. Isto dá aos nossos clientes ainda mais segurança funcional e de planeamento, sublinha Rössel.

Mais de dois mil milhões de ciclos de testes por ano

O período de garantia invulgarmente longo é possível graças ao maior laboratório de testes para sistemas de calhas articuladas em movimento de toda a indústria, que a especialista em plásticos utiliza na sede da empresa em Colónia. Aqui, os especialistas testam os cabos chainflex em ensaios na prática com mais de dois mil milhões de ciclos por ano. Os dados obtidos nos testes também criam a base para a ferramenta de cálculo da duração de vida online que a igus fornece. Aqui, os clientes inserem os parâmetros de sua aplicação para o cabo da sua escolha – como temperatura, raio mínimo e curso. A duração de vida de um cabo pode ser calculada com apenas alguns cliques. “Já adquirimos tanta experiência com os desenhos de cabos, testes, ferramentas online e pedidos de clientes, que somos cada vez mais capazes de encontrar os cabos certos para cada tipo de aplicação“, sublinha Rössel. No caso improvável de um cabo falhar durante o período de garantia, a igus fornece rapidamente uma substituição gratuita, o que reduz os tempos de paragem.

A garantia alargada contribui para a estratégia de sustentabilidade

A principal razão para alargar o período de garantia reside nos esforços da igus para tornar os seus próprios produtos tão sustentáveis quanto possível. “Sempre que um cabo se parte, tem de ser produzido um substituto – com um impacto correspondente de CO2 em toda a cadeia de produção e transporte“, salienta Rössel. Isto também significa que os produtos que duram mais tempo poupam mais CO2. “Por esta razão, estamos constantemente a trabalhar para melhorar os nossos cabos e adaptá-los a uma vasta gama de aplicações industriais.” Atualmente, a gama chainflex inclui mais de 1350 tipos de cabos, desde opções de baixo custo a opções topo de gama – incluindo cabos bus, de potência e servo, mas também cabos para robôs e sistemas de medição. A combinação ideal de materiais é a chave para a longa vida útil dos cabos chainflex nas calhas articuladas. Testes reais ao longo de muitos anos já provaram a sua adequabilidade. Os cabos são utilizados em todo o mundo, incluindo em máquinas de armazenamento e recuperação, gruas, elevadores e plataformas.

Vídeo sobre a nova de 4 anos na gama chainflex

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Translate »