revista elevare

Inovação no setor dos elevadores

Inovação no setor dos elevadores

Nos últimos tempos temos sido informados de muitos avanços…

Nos últimos tempos temos sido informados de muitos avanços tecnológicos no setor dos elevadores. De relembrar que este é um mercado que tem cerca de 150 anos, com o ano de 1853 a ser um marco importante neste setor uma vez que foi quando foi inventado a travagem de segurança para os elevadores de Elisha Otis e os edifícios raramente os 7 andares. Mas, a partir daí, as construções têm aumentado em termos de número de pisos e em 2009 o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, atingiu a marca de 163 pisos acessíveis através de elevadores da marca Otis.

Os habituais cabos de aço utilizados nos elevadores atingiam no máximo 500 metros, a UltraRope, uma tecnologia desenvolvida pela empresa finlandesa KONE e lançada no ano passa que permite que os elevadores percorram uma distância de 1 km sem interrupções, aumentando assim a distância. Para aumentar a capacidade dos elevadores, a empresa alemã ThyssenKrupp desenvolveu a tecnologia TWIN que coloca dois elevadores no mesmo fosso, duplicando a eficiência. A empresa também desenvolveu a MULTI, um sistema para o setor dos elevadores que elimina a necessidade dos cabos, permitindo que os elevadores se desloquem tanto verticalmente como horizontalmente.

A somar a todas estas inovações setor dos elevadores, algumas empresas começaram a utilizar a Internet das Coisas para melhorar a funcionalidade dos seus sistemas de elevadores. Neste âmbito, a ThyssenKrupp, juntamente com a Microsoft, lançou um sistema conhecido como MAX que oferece feedbacks aos técnicos, em tempo real, relativamente aos elevadores para que os técnicos saibam quais os componentes que necessitam de uma reparação antes que ocorra uma avaria. A Schindler Transit Management Group lançou um aplicativo denominado myPORT que melhora a interatividade edifício-pessoas. Os utilizadores podem definir o seu destino e as preferências de percurso e, assim sendo, um elevador será automaticamente chamado e chegará exatamente quando for necessário.

Translate »