revista elevare

A importância da lubrificação em redutores de velocidade

A importância da lubrificação em redutores de velocidade

Uma lubrificação apropriada é fundamental para o correto funcionamento dos redutores de velocidade.

Uma caixa redutora é utilizada para reduzir a velocidade de saída do motor. Existe uma engrenagem entre o motor e o mecanismo da máquina, que permite que o eixo de saída gire mais lentamente resultando numa redução da velocidade.

De forma geral, todos os redutores são constituídos por:

  • 2 eixos (entrada e saída);
  • Rolamentos;
  • Engrenagens;
  • Carcaça ou corpo (alumínio ou ferro fundido).

Os redutores de roda de coroa e sem fim da Bernati constituem uma solução modular de alta qualidade, capaz de transformar potência em movimento, para diversas aplicações.

Dado o alargado espetro de aplicações, o mesmo redutor pode trabalhar com diferentes níveis de carga, tendo isso uma implicação direta na sua vida útil. Este fator leva em consideração as condições de serviço aproximadas às reais (como variações de carga, horas de trabalho por dia, entre outros).

Uma lubrificação adequada é essencial para o correto funcionamento dos redutores de velocidade. A lubrificação reduz o atrito entre todos os componentes móveis, nomeadamente engrenagens e rolamentos, garantindo, deste modo, uma temperatura adequada de funcionamento, maior eficiência, e consequentemente uma maior vida útil do equipamento.

REIMAN, Lda.
Tel.: +351 229 618 090 · Fax: +351 229 618 001
comercial@reiman.pt · www.reiman.pt

Translate »