revista elevare

substituição de cabos

LusoMatrix: Substituição de cabos para transmitir dados via rádio a longa distância

A Lusomatrix, através da sua representada ADEUNIS, que projeta, fabrica e comercializa sensores e soluções sem fios…

LusoMatrix – Novas Tecnologias de Electrónica Profissional
Tel.: +351 218 162 625 · Fax: +351 218 149 482
www.lusomatrix.pt

Lusomatrix, através da sua representada ADEUNIS, que projeta, fabrica e comercializa sensores e soluções sem fios utilizadas por profissionais, apresenta os equipamentos ARF868. Estes equipamentos de rádio são configuráveis para transmissões em longa distância, e para substituição de cabos em algumas aplicações.

As suas caraterísticas principais são um alcance de 1 km ou até 20 km; uma elevada qualidade da transmissão; uma porta série RS 232/RS 485 ou USB para RF com taxas de transmissão 2,4 a 57,6 Kbps; vários modos de comunicação multimodo: transparente, onde os dados são enviados a todos os produtos sendo a transmissão contínua ou empacotada de dados; endereçada, aqui os dados são enviados e apenas ao destinatário (Protocolo de pacote seguro – ACK) ou repetidora, ou seja os dados são enviados e são repetidos após a verificação da disponibilidade do canal de rádio. Estes equipamentos são compatíveis com o protocolo MODBUS.

Dispõem de uma potência de 25 mW até 500 mW, a alimentação é externa, a taxa de transmissão poderá estar entre o intervalo de 1,2 a 115,2 Kbps, os modelos standard dispõem de um Índice de Proteção IP41 no entanto, como opção, também existem modelos com índices mais elevados (IP53 e IP67). As suas dimensões com antena integrada são: 135 x 75 x 35mm. Estes equipamentos são utilizados em muitas aplicações em diversos setores. Na indústria as suas principais aplicações são para sistemas sem fios, controlo de máquinas industriais, monitorização automática de sistemas, deteção e solução de problemas remotamente e ainda em aplicações de posicionamento/rastreio. No setor da energia temos igualmente aplicações sem fias, leitura remota de energia, controlo de aquecimento urbano, gestão da energia em edifícios, entre outras. No setor dos transportes, as aplicações passam pelo controlo da prioridade dos peões, informação disponível nos painéis para os viajantes, e gestão do estacionamento de veículos. As aplicações relacionadas com a segurança de edifícios, controlo de acesso a locais e zonas, sinalização de emergência e aplicativos de automação residencial são catalogados no setor do controlo de segurança.