revista elevare

Módulo M20071 na Lusomatrix: módulo recetor GNSS compacto de baixa frequência

A novidade da Antenova, é o módulo recetor GNSS compacto de baixa frequência para aumentar o tempo de funcionamento em 500%.

O fabricante Antenova Ltd, é reconhecido mundialmente por fornecer antenas e soluções de RF para comunicações sem fios com elevado desempenho em dispositivos eletrónicos e aplicações M2M, e é representado em Portugal pela Lusomatrix. A ampla gama de antenas e módulos de RF da Antenova é ideal para GSM, CDMA, 3G, 4G, LTE, NB-IoT, GPS, GNSS, wi-fi, Bluetooth, ZigBee, LoRa, Sigfox, LP e WAN Weightless-P e ISM, em aplicações M2M e IoT.

A novidade da Antenova, é o módulo recetor GNSS compacto de baixa frequência para aumentar o tempo de funcionamento em 500%. Este novo módulo denomina-se GNSSNOVA M20071, o novo módulo recetor GNSS, com consumo de energia reduzido em cinco vezes para permitir projetos de rastreio menores e rastreios que correm por cinco vezes mais.

O módulo M20071 é para pequenos dispositivos de rastreio que operam com baterias de íon de lítio, onde um menor consumo de energia é uma clara vantagem. Normalmente, são pequenos rastreios móveis, rastreios de animais de estimação, dispositivos pessoais de condicionamento físico e rastreios de localização para bicicletas e e-scooters. O M20071 rastreia as constelações GPS, Galileo, GLONASS e BeiDou simultaneamente, o que melhora a precisão da posição, especialmente em ambientes urbanos. Baseado no chip de última geração da Mediatek, consome 21 mW de energia ao receber apenas GPS. O módulo GNSSNOVA M20071 mede 9,0 mm x 9,0 x 1,8 mm. Emparelhar o módulo com uma das antenas SMD compactas da Antenova cria uma solução de RF compacta e uma maneira de realizar projetos de rastreio reduzido. A Antenova oferece várias antenas GNSS para permitir que um produto RF compacto seja projetado – em particular a antena de chip Sinica de baixo perfil e a antena Bentoni FPC.

Os módulos GNSS padrão normalmente consomem 90-100 mW de energia, portanto, a redução do consumo de energia da Antenova para 21 mW proporciona um aumento significativo no tempo operacional. Os designers podem construir um produto para durar cinco vezes mais ou especificar uma bateria menor para economizar espaço no design. O módulo GNSSNOVA M20071 contém um filtro SAW (onda acústica de superfície) integrado e LNA (amplificador de baixo ruído), TCXO e RTC para melhorar o desempenho e acelerar a correção da primeira posição. O M20071 inclui EASY™ (Embedded Assist SYStem) que acelera o TTFF (tempo para a primeira correção). Ele gera dados de efemérides sintéticos em vez de baixá-los do satélite, reduzindo assim o consumo de energia. O tempo de início a quente usando EASY é de cerca de 2 segundos em comparação com 25 segundos sem EASY. Para aplicativos que despertam periodicamente para obter uma posição, o EASY reduz ainda mais o consumo total de energia, de modo que uma bateria menor pode ser especificada. O M20071 também inclui EPO, que recebe dados de assistência de um website para agilizar o TTFF.

LusoMatrix – Novas Tecnologias de Electrónica Profissional
Tel.: +351 218 162 625 · Fax: +351 218 149 482
www.lusomatrix.pt