módulo rotativo

Módulo rotativo compacto da igus®: energia em rotação para pequenos espaços

A igus® desenvolveu um módulo rotativo novo e muito compacto, com o qual é possível realizar…

A igus® desenvolveu um módulo rotativo novo e muito compacto, com o qual é possível realizar rotações sobre o próprio eixo, em espaços muito reduzidos. Tal como em todos os sistemas de calhas articuladas da igus® para movimentos circulares, com o novo CRM (Compact Rotation Module) é também possível transportar energia, dados e outros meios em paralelo e sem interrupções.

Para fornecer energia a equipamentos com movimentos rotativos, por exemplo na robótica ou na indústria de máquinas-ferramenta, a igus® desenvolve, já há muitos anos, sistemas com os quais é possível realizar rotação de 420º a 600º, ou até mesmo 900º em determinadas aplicações. Para aplicações onde é menos importante a rotação múltipla em volta do próprio eixo, do que a colocação num espaço reduzido de forma otimizada, a igus® desenvolveu o Compact Rotation Module. “O novo módulo CRM é muito compacto e permite movimentos circulares de ±180º”, explica Harald Nehring, responsável pela área de calhas articuladas na igus®. “Uma escala impressa no alojamento indica a posição de rotação.”

No interior do módulo CRM podem ser colocados cabos chainflex®, desenvolvidos para movimento com mangueiras de fluidos, em paralelo e sem interrupções. Assim podem-se eliminar as dispendiosas e vulneráveis uniões rotativas. A fiabilidade da instalação é aumentada e os períodos de paragem não planeados são minimizados. O novo módulo é fornecido pela igus® como uma unidade completa totalmente pronta a instalar e de fácil montagem. Tem uma altura de apenas 140 mm e um diâmetro exterior de 120 mm. Foram introduzidos no mercado três diâmetros interiores diferentes consoante o tipo de cabos necessários. Os utilizadores podem confiar nos cabos chainflex® com revestimento exterior em TPE que garante uma ótima qualidade e durabilidade.

www.igus.pt

Translate »