Leixões

Porto de Leixões e Viana do Castelo a crescer

O Porto de Leixões registou um recorde histórico de 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 1,2 milhões do que em 2016…

O Porto de Leixões registou um recorde histórico de 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 1,2 milhões do que em 2016, num aumento de 8% face ao ano anterior e um novo máximo histórico que ultrapassa em 725 mil toneladas o recorde alcançado em 2015. Com este crescimento, o Porto de Leixões mantêm a trajetória de crescimento de 2016 onde o Porto apresentou uma média mensal superior a um milhão e meio de toneladas movimentadas (1626 366) com os meses de maio e de outubro a contribuírem de forma expressiva para o sucesso. As principais cargas exportadas em 2017 destacaram-se a carga contentorizada, os produtos refinados, o ferro/aço e também o granito. Nas principais mercadorias importadas destacam-se o petróleo em bruto, a estilha de madeira e também a sucata de ferro.

O Porto de Viana do Castelo retomou o crescimento no ano de 2017, com um total de 415 mil toneladas de carga transportadas, o que reporta a um crescimento de 6% face ao período homólogo. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo refere que as exportações representam já cerca de 82% do movimento global do porto e registaram em 2017, um aumento de 5% relativamente a 2016. “O Porto de Viana do Castelo dispõe de capacidade instalada e de condições para satisfazer as exigências da procura, que o habilitam para quebrar a tendência de decréscimo registada nos últimos anos. É nossa convicção que 2017 foi o ano de viragem para a retoma de uma trajetória de crescimento sustentável”, acrescenta. Em 2017, o Porto de Viana do Castelo registou uma média de cerca de 35 mil toneladas de mercadorias transportadas mensalmente, com o equipamento eólico, o papel, o caulino e o asfalto a destacarem-se como as principais cargas movimentadas.

Translate »