elevador

Prémio Guinness para o elevador mais rápido do mundo

O elevador da Torre de Shanghai, na China, foi premiado pelo Livro…

O elevador da Torre de Shanghai, na China, foi premiado pelo Livro dos Recordes do Guinness como o mais rápido do mundo. Desenhado e desenvolvido pela Mitsubishi Electric, este elevador atinge, em condições normais, uma velocidade aproximada de 64 km/hora, mas pode alcançar os 73 km/hora na presença de um técnico.

Uma velocidade estonteante que não é recomendável para o corpo humano, sendo que este tipo de elevadores super-rápidos são mais diversões do que propriamente uma tendência ou aposta de mercado. Até pelo seu preço exorbitante – cada uma destas instalações está orçada em 3 milhões de dólares (cerca de 2,8 milhões de euros). Um estudo publicado recentemente concluiu que o limite máximo de velocidade de subida, num elevador, deve situar-se nos 82 km/hora. Os valores de descida são um pouco mais baixos, porque a velocidades excessivas o corpo fica com a sensação de que está a cair. No caso da Torre de Shangai, a descida é de 35 km/hora, valor próximo do limite aceitável.

A China tem, atualmente, cinco dos 10 elevadores mais rápidos do mundo. O país tem vivido, de resto, um incremento significativo na instalação de elevadores, prevendo-se que até 2020 seja o líder em todo o planeta, neste âmbito, com quase metade dos aparelhos instalados a nível mundial.

www.mitsubishielectric.pt

Translate »