As rodas dentadas são o centro de muitos sistemas mecânicos. Acionam máquinas, possibilitam movimentos precisos em robots e são indispensáveis em caixas redutoras e máquinas de venda automáticas. As rodas dentadas personalizadas e com elevada duração de vida são cada vez mais procuradas. Por isso, a igus desenvolveu agora uma nova resina de impressão 3D para o processo DLP com a iglidur i4000. O material inovador foi especificamente concebido para os requisitos especiais das rodas dentadas. Em comparação com as resinas convencionais para impressão 3D, estas têm um alongamento de rutura 13 vezes superior e uma duração de vida cinco vezes superior.
Há três anos, a igus lançou a sua primeira resina, a iglidur i3000, que se destaca pela sua alta resolução e precisão no processo DLP para a produção de peças resistentes ao desgaste. “Ao longo dos últimos dois anos, temos assistido a uma crescente procura de rodas isentas de lubrificação, numa grande variedade de formas e tamanhos. As resinas são uma boa opção, pois o processo permite uma qualidade de componente semelhante à da injeção“, explica Jonas Burk, Diretor da unidade de negócio de Fabrico Aditivo na igus GmbH. É por isso que a igus avançou com a sua investigação sobre as resinas sintéticas e desenvolveu o iglidur i4000, um material que é particularmente adequado para o fabrico de rodas dentadas precisas e resistente ao desgaste. “Especialmente durante o pré-desenvolvimento, quando se trata de prova de conceito ou prova de princípio, a resina é ideal para protótipos de rodas dentadas porque a produção por DLP é rápida e económica. É possível fazer personalizações num curto espaço de tempo“, afirma Burk. O material é adequado para impressoras DLP, SLA e LCD.
Aumento da duração de vida num fator de cinco
Para além das especificações mecânicas, as resinas convencionais não são geralmente concebidas para o desgaste e a carga em aplicações de rodas dentadas. “A nossa resina foi especialmente concebida para cumprir os requisitos relativos ao desempenho, flexibilidade e robustez“, explica Burk.
A resina iglidur i4000 foi desenvolvida em estreita cooperação com os clientes e carateriza-se por uma elevada resistência ao desgaste e alongamento de rutura, o que é importante porque as rodas dentadas estão expostas a uma carga permanente durante o movimento. Os testes realizados no laboratório de testes da igus com 5500 m2 mostram que o iglidur i4000 tem uma duração de vida cinco vezes superior e um alongamento de rutura 13 vezes superior, comparativamente com o i3000 e as resinas de elevada resistência. As caraterísticas autolubrificantes do material também permitem aos utilizadores dispensar massa lubrificante ou óleo na aplicação, o que torna as rodas dentadas isentas de lubrificação e manutenção. Os primeiros clientes já estão a utilizar a nova resina.
Pode encontrar mais informações sobre a impressão 3D da igus.
igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal
VOCÊ PODE GOSTAR
-
SAE apresenta a gama de caixas BODY-CASE da OKW para IoT/IIoT
-
Schaeffler e NVIDIA assinam parceria tecnológica para o fabrico digital
-
F.Fonseca apresenta solução de software, processamento de imagem e dados multi-sensor SICK NOVA + SIM2500, da SICK
-
Cabo RV.CEK22080: a solução de ligação certificada para automação de edifícios com KNX
-
GENTOS: caudalímetro ultrassónico portátil P118i
