Rolamentos para cabeçote da série M da Schaeffler

A nova série de rolamentos está disponível nas três variantes M, HCM e VCM. As esferas e anéis dos rolamentos…

Schaeffler Iberia, S.L.U.
Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860
marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

A nova série de rolamentos está disponível nas três variantes M, HCM e VCM. As esferas e anéis dos rolamentos para cabeçote de alta velocidade em qualidade X-life da série M são fabricadas com aço para rolamentos 100Cr6. Os rolamentos para cabeçote de alta velocidade em qualidade X-life da série HCM incluem esferas de cerâmica, e os anéis são fabricados em aço para rolamentos 100Cr6. Graças à sua capacidade para velocidades muito altas, a variante HCM permite aumentar ainda mais o rendimento dos cabeçotes do motor. As esferas dos rolamentos para cabeçote de alta velocidade em qualidade X-life da série VCM também são de cerâmica, mas os anéis de rolamento são fabricados com o novo aço desenvolvido para rolamentos, Vacrodur, que conta com inúmeras caraterísticas e vantagens, em particular, para as aplicações nos rolamentos para cabeçote. O Vacrodur pode suportar pressões até 35% mais elevadas do que o aço testado para rolamentos 100Cr6. Nos ensaios certificados foi possível demonstrar uma capacidade de carga dinâmica 2,4 vezes superior em comparação com a do aço padrão para rolamentos 100Cr6 sob condições favoráveis de lubrificação, o que corresponde a uma duração nominal de vida útil 13 vezes maior.

O Vacrodur possui uma dureza muito elevada, de 65 HRC, e uma boa ductilidade. As indentações geradas por partículas estranhas nas pistas do rolamento são mais pequenas. Nos testes realizados sob condições de contaminação controlada nas bancadas de ensaios de funcionamento contínuo da Schaeffler, foi possível atingir uma duração de vida útil de quase 20 vezes superior até à falha do rolamento em comparação com a referência disponível até ao momento. Estes resultados também foram confirmados nos ensaios realizados com vários clientes.

Os rolamentos para cabeçote de alta velocidade em qualidade X-life das séries M, HCM e VCM estão disponíveis para as séries de medida 70 e 719, com um ângulo de contacto nominal de 17 e/ou 25 graus. Estão disponíveis 3 pré-cargas diferentes. Os diâmetros de furo possíveis vão de 25 a 130 mm, em execução blindada inicialmente de 50 a 80 mm. Está previsto incorporar gamas adicionais de diâmetro nas próximas fases de lançamento. A execução dos rolamentos para cabeçote pode ser aberta ou vedada. Com a mudança para os rolamentos para cabeçote da série M em qualidade X-life, os fabricantes de máquinas e cabeçotes podem selecionar entre 3 níveis de rendimento na adequação para altas velocidades, a capacidade de carga e a duração de vida útil. A duração de vida útil, mais prolongada em média, significa uma poupança significativa nos custos operacionais das máquinas-ferramenta.

DOWNLOAD – ÚLTIMA EDIÇÃO

(Irá receber um email com o link de download.)