revista elevare

Siemens mostrou o caminho para o metaverso industrial na Web Summit 2022

A apresentação do portefólio de tecnologias abertas e interoperáveis com o ecossistema e o marketplace da Siemens foram complementados com outras atividades e demonstrações sobre o metaverso industrial.

Na edição de 2022 da Web Summit, a Siemens apresentou o seu portefólio e referências da Siemens Xcelerator, que ilustram aplicações práticas desta plataforma de negócios digital aberta. A apresentação do portefólio de tecnologias abertas e interoperáveis com o ecossistema e o marketplace da Siemens foram complementados com outras atividades e demonstrações sobre o metaverso industrial.

A promessa da Siemens Xcelerator é tornar a transformação digital mais fácil, rápida e à escala ao assegurar que as tecnologias são abertas e interoperáveis. O ecossistema e o marketplace da plataforma juntam diferentes parceiros, de várias dimensões, com a visão partilhada de reduzir a complexidade da transformação digital e acelerar o seu impacto positivo.

Para demonstrar o poder do ecossistema da Siemens Xcelerator e ilustrar importantes blocos de construção do emergente metaverso industrial, a Siemens proporcionou aos visitantes da Web Summit uma experiência digital imersiva do projeto Nemo’s Garden. Este projeto de agricultura submarina sustentável demonstra como a interoperabilidade de tecnologias e a colaboração entre parceiros pode multiplicar o impacto de qualquer iniciativa. Esta experiência de metaverso assenta na tecnologia da empresa de gémeo digital. Os gémeos digitais da Siemens, baseados na física, em tempo real e fotorrealistas, embebidos no metaverso industrial, oferecem um potencial enorme para transformar as economias e as indústrias atuais.

Ao proporcionar um modelo completamente digital da quinta submarina, esta tecnologia permite à equipa do Nemo’s Garden desenvolver, adaptar e controlar as suas biosferas submarinas à escala. Assim, os visitantes mergulharam literalmente numa quinta submarina virtual com uma simulação de realidade aumentada e uma experiência de realidade virtual. A combinação da simulação multifísica, da experiência em tempo real e do fotorrealismo é fácil de perceber e demonstra uma melhor prática na área da sustentabilidade. Com os óculos de realidade virtual, os visitantes experienciam a agricultura submarina com 4 sentidos: podem ver e cheirar os vegetais e as frutas, podem ouvir o som do ambiente submarino, e podem até sentir os vegetais e as frutas através de luvas full-feedback. Os visitantes que não tinham os óculos postos puderam acompanhar através de um ecrã grande e influenciar o que é visto no metaverso. A simulação também cria uma maqueta de realidade aumentada do Nemo’s Garden que imita um gémeo digital para demonstrar a tecnologia da Siemens em ação. A experiência fotorrealista do metaverso que a Siemens levou à Web Summit foi implementada com a Unity, um mecanismo de jogo multiplataforma.

Siemens, S.A.
Tel.: +351 214 178 000 · Fax: +351 214 178 044
www.siemens.pt

Translate »