tecnologia de aperto da schunk

Tecnologia de aperto inovadora recebe Prémio Alemão de Inovação 2021

Com a tecnologia de pinças ADHESO de inspiração biónica da SCHUNK, os utilizadores podem manusear as peças mais sensíveis com suavidade, sem resíduos e completamente sem energia externa.

Com a tecnologia de pinças ADHESO de inspiração biónica da SCHUNK, os utilizadores podem manusear as peças mais sensíveis com suavidade, sem resíduos e completamente sem energia externa. A nova tecnologia recebeu o Prémio Alemão de Inovação 2021 do Conselho Alemão de Design na categoria de concurso “Excelência em Negócios“.

Este novo tipo de manipulação baseia-se num princípio funcional da natureza e utiliza as forças intermoleculares Van der Waals, que os geckos também utilizam para se deslocarem através de uma grande variedade de superfícies à velocidade da luz. A manipulação suave e completamente livre de resíduos das partes mais sensíveis oferece uma multiplicidade de novas aplicações. Peças em fibra de vidro muito leves ou micromecânicas podem ser manuseadas, mas também componentes pesados de engenharia automóvel ou mecânica. A tecnologia ADHESO mostra os seus pontos fortes especialmente em ambientes higienicamente sensíveis: como funciona sem emissão de partículas é ideal para aplicações em salas limpas na automação laboratorial, na indústria médica e farmacêutica, bem como na indústria elétrica. Recipientes, seringas, bolachas ou placas de circuito impresso são agarrados e segurados com segurança com a pinça ADHESO sem a necessidade de energia externa, o que é também um verdadeiro valor acrescentado em termos de custos de funcionamento. Isto também facilita o comissionamento. Com este conceito global funcional e sustentável, a SCHUNK provou o seu valor no Prémio Alemão de Inovação 2021. O Conselho Alemão de Design distinguiu a SCHUNK ADHESO como uma inovação na classe competitiva “Excelência em Negócios” na categoria “Máquinas e Engenharia“.  

A SCHUNK desenvolveu as pinças adesivas configuráveis de forma flexível com a empresa startup INNOCISE. Aqueles que querem utilizar a nova tecnologia na sua aplicação robótica podem validá-la em ambientes reais no SCHUNK CoLab antes de comprarem. Para maior segurança no processo de planeamento.

Tecnologia de aperto com as pinças ADHESO da SCHUNK

SCHUNK Intec, S.L.U.
Tel.: +34 937 556 020 · Fax: +34 937 908 692
info@es.schunk.com · www.es.schunk.com

Translate »