O conceito de eficiência energética relaciona-se diretamente com a utilização consciente da energia que conduza à redução do seu consumo sem que tal resulte de forma negativa no conforto e bem-estar. A implementação prática do conceito implica forçosamente qualquer custo, sendo normalmente suficiente a alteração de hábitos ou aplicar medidas adequadas.
A preocupação com a eficiência energética deve estar presente desde a conceção dos equipamentos passando pela sua utilização até à fase do abate. Só muito recentemente estas preocupações passaram a ter reflexo em ações práticas, nomeadamente ao nível da legislação, mas é naturalmente um caminho que no futuro assumirá uma importância crescente.
Uma das principais atividades da ADENE – Agência para a Energia, é a gestão do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), em funcionamento desde julho de 2007 e que permite conhecer, com algum pormenor, o desempenho energético dos edifícios portugueses através da atribuição de uma classe energética. A certificação energética permite que no momento da compra ou arrendamento de uma casa, o cidadão esteja já informado sobre o desempenho energético da mesma, permitindo ir além das tradicionais considerações relativas à arquitetura, aos acabamentos, ao preço e ao local. Aspetos como o nível de isolamento da envolvente, os materiais de construção, a eficiência dos sistemas técnicos instalados, as energias renováveis, por um lado, e os possíveis consumos de energia e emissões de CO2 por outro, passam a ser do seu conhecimento.
Fernando Cruz
Presidente da Direção da APEGAC – Associação de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº12. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Consultoria de elevadores, e a melhoria da eficiência energética” da edição 12 da revista “elevare”;
- Artigo “A eficiência energética dos elevadores, uma mais-valia para a economia do condomínio” da edição 12 da revista “elevare”;
- Dossier “Eficiência energética em elevadores” da edição 8 da revista “elevare”;
- Artigo “Eficiência energética nos elevadores” da edição 5 da revista “elevare”.
- Dossier “Eficiência energética” presente no “Suplemento elevare nº1”.