revista elevare

A Mobilidade em condomínios

A mobilidade pessoal num condomínio

Quando se fala da mobilidade num contexto de condomínio, estamos a referirmo-nos à mobilidade pessoal como sendo a capacidade do indivíduo de se locomover de um lugar ao outro de forma independente.

O tema da Mobilidade marcou nas últimas décadas a agenda política de diversos países com influência nas políticas económicas, ambientais e sociais.

A crescente preocupação com este tema, com especial incidência sobre a áreas urbanas, deve- se às mudanças registadas sobre a forma como a população se movimenta, cujos padrões de deslocação estão centrados na crescente motorização da população.

É relevante que se perceba, ainda, as definições de mobilidade pessoal, sustentável e urbana.

Quando se fala da mobilidade num contexto de condomínio, estamos a referirmo-nos à mobilidade pessoal como sendo a capacidade do indivíduo de se locomover de um lugar ao outro de forma independente.

Não é uma vida fácil a daqueles que, padecendo de limitações físicas, diariamente, necessitam de se deslocar nos edifícios do país. A lei que exige a acessibilidade aos prédios existe, mas é muitas vezes descurada. Saiba como fazer valer os seus direitos e tornar o seu condomínio acessível.

Quem sofre com o problema, reclama que muitas vezes tem de depender da ajuda de terceiros para simples tarefas. Ir todos os dias para o trabalho torna-se impraticável sem as devidas condições no edifício em que se habita (por exemplo, se está numa cadeira de rodas e vive num 3.º andar, sem elevador).

A inclusão social é um tema na ordem do dia, do qual a vida de um condomínio não pode alhear-se, colocando à margem pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida, numa trajetória avessa à harmonização do direito à habitação e do desenvolvimento da personalidade.

Fernando Cruz
Presidente da Direção da APEGAC – Associação de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº17. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »