O conceito de Internet of Things (IoT) refere-se à ligação de diversos objetos com a Internet, além daqueles a que já estamos habituados, como os smartphones, tablets e computadores.
Esses objetos, combinados com sistemas automatizados, podem ajudar a coligir informações em tempo real, analisá-las e criar ações de resposta conforme a necessidade.
Dessa forma pode-se dizer que a Internet of Things nada mais é do que uma expansão da conetividade. Em vez de usar apenas os dispositivos “tradicionais” para esse fim, a ideia é tirar proveito dos benefícios que a internet traz para qualquer atividade, envolvendo qualquer tipo de objeto.
Depois de se se compreender o conceito da Internet of Things, podemos dizer sem receio de estar a exagerar, que o seu impacto pode ser enorme em praticamente todos os aspetos da vida, o que nos deverá levar a questionar que cuidados serão necessários para que o uso da tecnologia não passe dos limites?
Provavelmente ainda mais importante será de que forma esse conceito pode ser usado a nosso favor, tanto pessoal quanto profissionalmente?
Fernando Cruz
Presidente da Direção da APEGAC – Associação de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº11. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Breve reflexão sobre a IoT aplicada à função manutenção” da edição 14 da revista “elevare”;
- Artigo “Internet of Things nos ascensores, escadas e tapetes rolantes” da edição 11 da revista “elevare”;
- Artigo de Opinião “Internet of Things nos elevadores” da edição 11 da revista “elevare”;