Neste artigo será abordado um tema inovador, ou seja, Internet of Things, em português a Internet das Coisas. Antes de tudo é necessário definir o conceito que, basicamente, é a descrição de um cenário em que diversos objetos (dispositivos computacionais, máquinas, animais, pessoas, …) estão ligados à Internet e comunicam entre eles. No âmbito desse conceito, os ascensores são claramente um objeto que pode fazer parte do cenário e comunicar com outros ascensores, computadores, com os utilizadores ou com a entidade de manutenção.
É neste novo mundo que o nosso setor começa a estar integrado e que irá, certamente, aprofundar a sua participação. Poderão estar a pensar que isto não será para breve ou a acontecer será num futuro distante e para outras gerações. Provavelmente estarão enganados.
Fernando Maurício Dias
Prof. do Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº11. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Breve reflexão sobre a IoT aplicada à função manutenção” da edição 14 da revista “elevare”;
- Artigo “Internet of Things nos ascensores, escadas e tapetes rolantes” da edição 11 da revista “elevare”;
- Artigo de Opinião “Internet das cidades” da edição 11 da revista “elevare”;