Plataformas de carga inteligentes

Plataformas de carga inteligentes: uma tendência crescente

As plataformas de carga há muito que expandiram as suas funções como ferramentas de proteção e suporte, tornando-se portadores de informações indispensáveis ​​na cadeia de logística de qualquer indústria.

Com o avanço da digitalização, as plataformas de carga inteligentes também estão a ficar mais inteligentes. Estão a deixar de ser puros contentores de transporte e estão a tornar-se objetos ciberfísicos que comunicam com sistemas informáticos de nível superior.

Com a interconexão de objetos dentro da produção e logística, a Internet das Coisas abrange áreas cada vez mais extensas da indústria. Equipado com modernas tecnologias de sensores e serviços digitais, como soluções na cloud através dos serviços de internet e fibra, partes do mundo real são interconetadas com aplicações virtuais. Desta forma, as plataformas de carga e transporte de embalagens também se tornam objetos ciberfísicos na logística.

Fixados ou dentro das plataformas de carga, como caixas ou paletes, os sensores determinam dados como temperatura, humidade, vibrações, dados de localização e quantidades de produtos extraídos. Os dados são enviados e avaliados em tempo real para as aplicações correspondentes em computadores, tablets ou smartphones.

Os chips RFID e NFC também garantem uma proteção mais eficaz contra falsificação e roubo. Mas também os códigos QR, atualmente são usados ​ em todos os âmbitos para interconetar plataformas de carga com o mundo virtual.

Seguimento e rastreio em tempo real

Sensores, chips e códigos já permitem que os planificadores de logística sigam o percurso ao vivo e garantam que as plataformas de carga cheguem com os produtos no lugar e na hora certa. Graças aos dados transmitidos, os envolvidos na cadeia de abastecimento estão cientes desde muito cedo de possíveis incidentes e desvios do plano e podem reagir rapidamente.

Além disso, os gestores de materiais também sabem a todo momento quantas plataformas de carga estão em circulação, permitindo-lhes identificar e corrigir rapidamente excedentes, diminuindo o processo de produção nas plataformas de carga do cliente ou no prestador de serviços.

Estas soluções inteligentes desempenham um papel crucial, especialmente para o transporte automatizado e logística do armazém. Os extras digitais oferecem valor aos especialistas em logística, bem como aos seus clientes, se puderem ser conetados aos sistemas de TI dessas empresas. Outra opção é dar aos clientes acesso a determinadas áreas da sua própria plataforma de serviço, através de soluções na cloud, por exemplo.

Estes sistemas de serviços permitem que as empresas captem e avaliem dados sobre o estado atual da cadeia de logística, identifiquem estados críticos e evitam algum tipo de interrupção na logística.

Gestão de material simplificado

Um exemplo de plataformas de carga ciberfísicas são as paletes e caixas de plástico, que garantem o rastreio das rotas de mercadorias por RFID ou rotulagem.

Com o último, os códigos estão bem fixos na plataforma de carga e não se podem perder. No entanto, também os códigos QR nas clássicas paletes de madeira ou caixas fornecem interatividade às plataformas. A comunicação pode ser lida com diferentes dispositivos inteligentes conetados a uma rede de internet fixa ou móvel.

Os sistemas modernos também oferecem interfaces para muitas outras aplicações e, portanto, também podem ser combinados com inteligência artificial (IA).

Já existem empresas que apresentaram uma aplicação para o smartphone que permite contar paletes através do reconhecimento de imagem. Isso facilita muito a troca de paletes e outros transportes de embalagens.

Todos os envolvidos na cadeia logística podem saber quantos contentores estão no armazém, se existem suficientes, ou se se devem pedir novos e quais os produtos que estão em cada palete.

O uso de plataformas de carga inteligentes torna os processos logísticos mais transparentes e eficientes. Além disso, poupa-se nos custos graças à eficácia deste instrumento contra perdas e danos. Na produção são usados sensores para garantir que reponha material suficiente.

As plataformas de carga há muito que expandiram as suas funções como ferramentas de proteção e suporte, tornando-se portadores de informações indispensáveis ​​na cadeia de logística de qualquer indústria.

Translate »