esquema

Ecodesign na indústria – a abordagem de uma produção limpa Ecologia industrial (2.ª Parte)

Atualmente os produtos e processos não são concebidos para que os seus resíduos sejam reintroduzidos no processo…

Carlos Alberto Alves
Responsável pela Inovação, Design e Desenvolvimento
Extruplás

Introdução

Atualmente os produtos e processos não são concebidos para que os seus resíduos sejam reintroduzidos no processo. Através e depois das mudanças do sistema industrial, para um mais natural ecodesign, os resíduos de um produto poderão transformar- se em matéria-prima de outros produtos, poupando dessa forma energia e materiais e reduzindo a poluição. Uma ecologia industrial é um sistema industrial que está totalmente integrado com os ciclos naturais dos recursos ou dos materiais. Ela fecha o circuito deixado aberto pelo processo industrial convencional e otimiza a reciclagem e o uso de cada material separadamente, mas ao mesmo tempo permite espaço para a criação de materiais mais complexos.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “elevare” nº9. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitarapenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    DOWNLOAD – ÚLTIMA EDIÇÃO

    elevare14

        Selecione as sua(s) área(s) de interesse

        Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      (Irá receber um email com o link de download.)