revista elevare

Paternoster

Paternoster: os “Elevadores da Morte” que continuam a funcionar

Os chamados elevadores “Paternoster” são uma verdadeira peça de antiguidade que resiste ao tempo…

Os chamados elevadores “Paternoster” são uma verdadeira peça de antiguidade que resiste ao tempo e ao perigo que acarretam, continuando a funcionar em países como a Alemanha e o Reino Unido. Estes equipamentos de tipo circular que nunca param, nem sequer abrandam, para deixar entrar ou sair passageiros, nem têm portas ou botões, são uma real ameaça à segurança de quem os utiliza mas, apesar disso, continuam a resistir e há quem os defenda com unhas e dentes.

As autoridades municipais de Estugarda, na Alemanha, chegaram a tentar proibir osPaternoster” na cidade, mas logo surgiram muitas vozes opondo-se à ideia. Assim continuam em funcionamento e, em solo germânico, há cerca de 250 no ativo, muitos deles incluindo uma placa de aviso que nota que são para ser usados por “conta e risco” dos seus passageiros.
Nalguns países da Europa de Leste são encarados como os “Elevadores da Morte” e há quem os compare a guilhotinas pelo facto de estarem envolvidos em vários acidentes trágicos que resultaram na amputação de membros ou até na morte. Perante o apertar das normas de segurança no setor dos elevadores e as crescentes restrições da União Europeia, a produção de novos “Paternoster” está proibida em vários países, mas entretanto, os resistentes do antigamente vão continuar por aí.

Translate »