revista elevare

Georg Herbert Endress comemora 100.º aniversário

Georg Herbert Endress comemora 100.º aniversário

Georg Herbert Endress expandiu o seu negócio com um profundo conhecimento do mercado e dos clientes. Assim a pequena startup tornou-se um player cada vez maior, sendo hoje uma referência em tecnologia de medição de processos. Venha conhecer o percurso de vida de Georg Herbert Endress!

Georg Herbert Endress nasceu a 9 de janeiro de 1924 em Freiburg, na Alemanha, onde o seu pai liderava uma fábrica de gases industriais. Estudou em Zagreb, na Croácia, onde o seu pai mais tarde trabalhou como General Manager. Endress completou uma formação como mecânico e depois trabalhou para várias empresas na Suíça. Em simultâneo frequentou aulas noturnas na escola técnica. Mas depois de 5 semestres isso acabou: o pai não o apoiava porque, na sua opinião, o filho queria constituir família demasiado cedo. Georg H. Endress conheceu Alice Vogt durante o serviço militar no Ticino, e casou-se em 1946, com o primeiro de 8 filhos a nascer no ano seguinte. Na altura Georg trabalhava para o pai ao vender medidores de humidade para o fabrico de indústria têxtil. Depois de visitar um fabricante de medidor de nível, Fielden Electronics, Georg pretendia vendê-los na Alemanha mas precisava de um parceiro, e foi aí que encontrou Ludwig Hauser, gestor de um pequeno banco corporativo. A 01 de fevereiro de 1953, Hauser registou a empresa Fielden-Endres, e 2 anos mais tarde pediram a sua primeira patente. Em 1956 começaram a sua primeira produção interna em instalações alugadas, mas o trabalho rapidamente se espalhou por vários edifícios – oficina mecânica, produção de eletrónica, expedição e escritórios. Enquanto Georg Herbert Endress desenvolvia o negócio com um profundo conhecimento do mercado e dos clientes, Ludwig Hauser ficava de olho nas finanças.

Georg Herbert Endress expandiu o seu negócio passo a passo segundo o “método de distribuição de massa” para reduzir a dependência de tecnologias, indústrias e regiões individuais. Um forte foco nos clientes também esteve no DNA da empresa desde o início. A pequena startup tornou-se um player cada vez maior, sobretudo porque Georg Herbert Endress sabia como inspirar pessoas para os seus projetos. GHE, como era conhecido internamente, era um chefe com arestas: “Popularidade não é minha preferência”, disse ele certa vez. Prefiro ouvir alguém me dizer que tenho uma boa empresa e excelentes funcionários do que alguém me dando palmadinhas nas costas e dizer que sou espetacular.” Quando entregou a gestão do Grupo ao seu filho Klaus em 1995, a empresa contava com 4300 funcionários em todo o mundo e um volume de negócios de 680 milhões de francos suíços. A 14 de dezembro de 2008, depois de uma curta doença, Georg Herbert Endress morre poucas semanas antes de completar os 85 anos.

O seu legado permanece visível e o seu trabalho vivo de muitas formas: na empresa, que é hoje uma referência em tecnologia de medição de processos, na sua grande família que agora tem mais de 75 membros, através da Fundação Georg Herbert Endress que está envolvida na formação e na investigação, e nas muitas pessoas que ele influenciou e que têm um percurso profissional de sucesso.

Vídeo institucional da Endress+Hauser

Endress+Hauser Portugal, S.A.
Tel.: +351 214 253 070 · Fax: +351 214 253 079
info.pt@endress.com · www.pt.endress.com

Translate »